domingo, 10 de abril de 2011

Leitura Produtiva: Roteiro de Relatório de Leitura

A educadora Ellen G. White afirma que o processo educacional deve tornar o estudante – entre outras coisas – pensador, e não um mero repetidor dos pensamentos das outras pessoas. Como conseguir esse objetivo?

Uma das maneiras é mediante uma leitura direcionada. Na tentativa de ajudar nesse desafio, envio em anexo um roteiro de relatório de leitura (documento em Word); trata-se de um roteiro que adaptei de um modelo também em anexo (pdf). A intenção desse relatório é fazer com que o estudante de fato compreenda o que lê, interagindo com a obra e apreendendo a essência do que o livro oferece. Desse modo, possibilita-se a formação de mente sintética, disciplinada e aplicativa. Além do que fará dos estudantes leitores críticos.

Pessoalmente, costumo fazer minhas leituras tendo em mente essa estrutura que o relatório apresenta, e, posso garantir: é aprendizado cem por cento eficaz. É necessário explicar aos estudantes que esse relatório dá um pouco de trabalho. Mas também é bom argumentar que tudo o que edifica e é bom dá um pouco de trabalho. Faça bom uso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário