buscando inspirar os alunos a se dedicarem tanto ao serviço abnegado como ao aprendizado por toda a vida. Só então a comunidade cristã poderá cumprir sua comissão de servir como sal e luz no mundo. No campus adventista, a teologia sem aprendizado e oportunidades de serviço é ineficaz.
Aprender a Servir e Serviço Comunitário
Pr. Adolfo e colegas,
ResponderExcluirVejo nessa oportunidade de serviços comunitários o principal traço no perfil da educação em uma instituição adventista em geral, mas, de forma mais acentuada ainda, no nosso caso - o UNASP, incluindo os três campi - considerando que a nossa missão, conhecida e amplamente divulgada, é "Educar e Servir".
Como coordenador da Extensão Universitária, cujo propósito é promover a interação com a comunidade, levando para a sociedade os benefícios resultantes do conhecimento adquirido, através da articulação entre ensino e pesquisa dentro da universidade, vejo como uma grande oportunidade de cumprirmos realmente a nossa missão. Tudo o que produzimos aqui dentro das nossas fronteiras, e mesmo com a publicação de pesquisas, pode perder em eficácia se não encontrarmos uma maneira de transformarmos alguma parcela em benefício da comunidade que nos rodeia. É uma forma de cumprirmos a missão proposta publicamente pelo UNASP e principalmente, como uma instituição confessional, a missão maior, determinada e praticada pelo nosso Modelo, Jesus.
E, ainda, cumprimos o papel social, como requisito acadêmico considerado para o reconhecimento de cada curso na avaliação do MEC. Esse último deve ser apenas uma consequência do cumprimento da NOSSA missão: "Educar e servir".
Prof. Gazeta,
ResponderExcluirBelíssimo comentário e reflexão a respeito da educação para o serviço. De fato, servir não é apenas uma ação social, mas uma ação espiritual com "trajes" sociais.
Abraço!