segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Andar do Professor

De acordo com a autora, ensinar é servir, servir é ser como Cristo. E para que o nosso serviço seja eficaz - enquanto professores cristãos - devemos constantemente perguntar-nos: “Como podemos ser semelhantes a Cristo em sala de aula?”. Essa pergunta requer REPOUSO, RELEMBRANÇA e REAVALIAÇÃO, elementos fundamentais na caminhada da educação cristã. Esses três elementos são aqui analisados.
 

O Falar do Professor

A FALA é, certamente, uma das ferramentas mais usadas pelos professores e professoras. Neste texto devocional somos levados a refletir sobre o impacto de nossas palavras em sala de aula. A autora nos lembra que o poder das nossas palavras oferece esperança ou desânimo, podem encorajar ou ferir.
O Falar do Professor

Cristo Mestre - O Modelo de Professor Cristão

No Novo Testamento Jesus foi reconhecido como Mestre porque - em grande medida - Seu ministério foi dedicado ao ensino. Analisando Sua prática educativa e o teor de tudo o que ensinou, é possível extrair princípios que formem um modelo de professor cristão para o setor educacional de nossas igrejas. Este pequeno artigo apresenta alguns desses princípios.

Cristo Mestre - O Modelo de Professor Cristão

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aprendizagens Através da Avaliação Formativa

Nos últimos anos, a avaliação assumiu grande importância nas políticas dos governos, devido ao crescimento das avaliações externas, como forma de medir a evolução educacional de um país, e, consequentemente, as escolas também passaram a trabalhar com um olhar voltado para essas avaliações externas. Assim, avaliação, para estar a serviço da qualidade educacional, deve entre outros, cumprir o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa possuir o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens.

Como Desenvolver a Educação de Prevenção à Violência na Formação do Caráter

Conduzir uma sala de aula requer o ensino de habilidades sociais e comportamentos desejáveis como domínio próprio, partilha e cooperação. Mas como conseguir isso? Este artigo apresenta algumas diretrizes importantes a esse respeito. As autoras argumentam que a educação do caráter, quando integrado em um plano de gerenciamento de sala, encoraja comportamentos aceitáveis. Para tanto, abordam os seguintes tópicos: A Importância do Desenvolvimento do Caráter, Prevenção do Comportamento Violento, Ensinar para o Desenvolvimento do Caráter, Apoio Necessário para Educação do Caráter, entre outros.

Como Desenvolver a Educação de Prevenção à Violência na Formação do Caráter