NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO FÉ E ENSINO -
O NIFE é um organismo de estudo e pesquisa do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), cujo objetivo é promover a excelência da Educação Adventista mediante a Integração da Fé como o Ensino e a Aprendizagem em todos os níveis acadêmicos e em todas as áreas do conhecimento humano.
Nossos estudantes têm uma fé rica e crescente? O clima em nossas escolas propicia a fé? Estas e outras perguntas são fundamentais para a avaliação de pessoas e processos. Neste artigo, o Dr. V. Bailey Gillespie reflete sobre como as instituições educacionais medem o crescimento e desenvolvimento espirituais de seus estudantes. São apresentadas e discutidas cinco etapas para a avaliação espiritual, que inclui indicar a missão, explorar a visão, avaliar a prática real, identificar ferramentas de avaliação e manter o registro do processo e dos planos.
Tradicionalmente, as bibliotecas de Faculdades e Universidades Adventistas têm recebido pouca atenção na discussão da integração fé-ensino. Todavia, neste artigo, o bibliotecário Keith Clouten argumenta que as bibliotecas são parte vital neste processo. A biblioteca deveria providenciar acesso a uma coletânea variada de material, que reflita uma perspectiva Adventista do Sétimo-dia. As normas de seleção de material deveriam também refletir a missão especial da faculdade ou universidade, manter um programa reforçado de orientação à pesquisa, e explorar maneiras criativas de servir a comunidade.
Neste artigo, o Dr. Paul S. Brantley explora o papel da administração na integração fé-ensino em escolas secundárias Adventistas. Revela os procedimentos, os resultados e as recomendações de um exame feito com 375 escolas secundárias escolhidas aleatoriamente do Yearbook Adventista de 1997 para determinar até que ponto a liderança da escola afeta a integração da fé e o ensino-aprendizagem nas escolas e nas salas de aula.
Este artigo, escrito por cinco docentes da FADBA (Faculdades Adventistas da Bahia), apresenta resultados de uma pesquisa de campo sobre atividades de desenvolvimento espiritual realizada com uma amostra de 233 alunos universitários numa escola de filosofia cristã. Ao se aderir a uma denominação religiosa e envolver-se com padrões de religiosidade, adere-se a um conjunto de valores, símbolos, comportamentos e práticas sociais, que inclui, entre outras coisas, a aceitação ou recusa ao uso de álcool e drogas.
Alexandre Brasil Fonseca, doutor em Sociologia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entende que ainda são poucos os estudos que se detiveram sobre a atuação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, especialmente no que se refere à sua presença na mídia. A IASD foi responsável por um dos primeiros programas religiosos veiculados tanto no rádio como na televisão no Brasil, e têm feito significativos investimentos nesta área. Ao considerarmos a mídia como cultura, temos no estudo da relação desta com a religião um importante elemento a ser desenvolvido e explorado. Neste sentido, este artigo tem como objetivo contribuir num maior conhecimento sobre a história do início da IASD no Brasil, além de pontuar como se deu o seu pioneirismo na mídia eletrônica brasileira. Afirma-se, ao final, a necessidade de maior investimento e atenção por parte da comunidade científica em relação a esse ator social, especialmente no que se refere aos estudos culturais e de mídia.