domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Desenvolvimento da Fé

No capítulo 9 do excelente livro “Ensino e Crescimento”, o Dr. Perry G. Downs explica os seis estágios da fé cognitiva (do Dr. James W. Fowler). Essa abordagem é muito interessante e necessária não apenas para professores de Ensino Religioso, mas para todo educador cristão, pois nos capacita a como falar a linguagem certa a fim de que os princípios que são ensinados em sala de aula – em qualquer conteúdo – tenham impacto duradouro na vida dos estudantes. Conhecer os estágios da fé permitirá aos educadores elaborar estratégias para um maior alcance da integração fé e ensino, fazendo conexões dos temas com o nível da fé dos estudantes.

A Renovação da Mente

O propósito último do ministério cristão é transformar vidas. E, claro, a mente está envolvida nesse processo. Neste texto esclarecedor, extraído do livro “Ensino e Crescimento”, o Dr. Perry G. Downs argumenta que, para ser eficaz, a Educação Cristã deve resgatar um entendimento apropriado do papel da mente no crescimento espiritual. Ensinar as pessoas a pensar de modo cristão é um aspecto fundamental do ensino cristão, e um dever de cada educador comprometido com um ensino que transforma.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Professor como Discipulador

No capítulo 15 da excelente obra de referência "Manual de Ensino do Educador Cristão", James R. Slaughter demonstra que o magistério do discipulado é reponsabilidade de todo educador cristão. Embora discipular seja uma ordem para todo filho e filha de Deus - independente de sua área de atuação - Slaughter afirma que nenhum cristão tem oportunidade mais promissora que o professor e a professora. O capítulo descreve os elementos do professor discipulador, tais como consagração, afeto, serviço e integração.

O Professor como Discipulador

O Discipulado como Propósito

A educação cristã é muito mais do que apenas informar; é, sobretudo, formar e transformar. Essa não é apenas uma possibilidade, mas uma tarefa inerente ao ensino cristão. No capítulo 7 deste conhecido livro, o destacado educador cristão norte-americano Lawrence O. Richards descreve o ato de discipular como propósito da educação cristã. O autor revisa brevemente algumas teorias de aprendizado, mas conclui observando que nenhuma delas dá conta das demandas da educação cristã; é necessária uma teoria que inclua o fator sobrenatural/revelacional.

O Discipulado como Propósito

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Papel Chave do Professor na Missão de uma Universidade Adventista

O conceituado educador Dr. Humberto Rasi examina os objetivos gerais da educação universitária adventista. Também traça um perfil do tipo de professor que necessitam nossas universidades. Ademais, revisa o conceito de cosmovisão e sua importância para o ensino e o aprendizado. A seguir, resume os resultados de pesquisas recentes sobre o impacto duradouro de uma universidade cristã sobre seus estudantes. Posteriormente destaca o papel-chave dos professores na formação da próxima geração de líderes adventistas. Finalmente, o Dr. Rasi mostra em sua apresentação alguns dos perigos que enfrentamos como professores em nosso labor educacional.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como Fortalecer a Identidade e Missão de uma Universidade Adventista

Nesta apresentação – feita da perspectiva da integração fé e ensino – o conceituado educador Dr. Humberto Rasi examina a mutável missão educacional adventista ao longo de cinco gerações. Posteriormente, descreve 4 tendências positivas e 4 tendências preocupantes na educação adventista mundial. A seguir, o autor resume 10 características essenciais da marca adventista de educação. Depois destaca 5 funções básicas de uma universidade adventista. Encerra recomendando 7 fatores que podem fortalecer a identidade e missão universitária adventista.